top of page

programa de assinatura em imuno-hematologia

INSCRIÇÕES ENCERRADAS
amostra centrifugada.jpg

Público-alvo

Médicos hematologistas e analistas (biomédicos, farmacêuticos, biólogos) em hemoterapia.

Objetivo

Apresentar os princípios fundamentais em imuno-hematologia, correlacionando cada conteúdo abordado com situações do dia a dia, a fim de consolidar os conhecimentos e auxiliar na atuação dos profissionais envolvidos com a hemoterapia.

 

Formato do programa

  • Aula gravada;

  • Aula ao vivo, que ficará gravada no ambiente virtual;

  • Encontro mensal para resolução de casos clínicos e dúvidas;

  • Mentoria mensal:  escala de horário por semana;

  • Resolução de questões e casos clínicos.

Programa de assinatura:  12 meses 

Coordenadora:

Ana Paula Rocha Diniz Zanelli

Investimento:

R$800,00 (em até 10x)

 

Forma de pagamento

PIX, Boleto, cartão de débito, cartão de crédito (em até 10 vezes sem juros, permite o uso de até 2 cartões). Boleto à vista ou parcelado em até 3 vezes. 

programação

Módulo 01: Noções básicas de imuno-hematologia Neste módulo o aluno aprenderá os conceitos necessários para entender os sistemas de grupos sanguíneos e as reações utilizadas para investigações em imuno-hematologia. Além disso, serão apresentadas as principais técnicas utilizadas nas rotinas de laboratórios de imuno-hematologia.

Módulo 02: Sistema ABO Neste módulo será apresentado o sistema ABO que é o principal sistema de grupo sanguíneo. O aluno aprenderá como interpretar uma tipagem ABO por meio de prova direta e reversa. Serão apresentadas as principais metodologias utilizadas e como se portar diante de uma discrepância entre as provas direta e reversa.

Módulo 03: Sistema Rh Neste módulo será apresentado o sistema Rh e seus principais antígenos. O aluno aprenderá como interpretar uma tipagem Rh e os controles necessários. Serão apresentadas as principais metodologias utilizadas para a realização da tipagem Rh e como selecionar os reagentes a serem utilizados.

Módulo 04: Outros sistemas de grupo sanguíneo Neste módulo serão apresentados outros sistemas de grupo sanguíneo de importância clínica com seus principais antígenos. Será apresentado o conceito de fenotipagem, as principais metodologias e quando e de quem fazer.

Módulo 05: Teste de Antiglobulina direto /Eluição de anticorpos Neste módulo o aluno aprenderá o conceito de teste de antiglobulina direta e as principais indicações de quando fazer e o melhor reagente a ser usado em cada tipo de situação. Além disso, o aluno aprenderá o que é eluição e em que situações está indicada a sua utilização.

Módulo 06: Pesquisa e identificação de anticorpos irregulares Neste módulo o aluno aprenderá o conceito de pesquisa de anticorpos irregulares, quando e de quem fazer. Além disso, aprenderá a fazer a identificação dos anticorpos detectados na pesquisa de anticorpos irregulares.

Módulo 07: Técnicas auxiliares para a identificação de múltiplos anticorpos Neste módulo serão apresentadas técnicas complementares que podem ser utilizadas quando mais de um anticorpo está presente na amostra, como estudos de adsorção/eluição e painéis de hemácias selecionadas.

Módulo 08: Técnicas utilizadas para identificação de aloanticorpos na presença de autoanticorpos e transfusão em anemia hemolítica autoimune Neste módulo serão apresentados casos em que autoanticorpos estão presentes e técnicas que permitem identificar possíveis aloanticorpos mascarados pelos autoanticorpos. Dessa forma, também serão feitas considerações de como selecionar o hemocomponente a ser transfundido nestas situações.

Módulo 09: Testes pré-transfusionais/ Principais desafios encontrados nos testes pré-transfusionais Neste módulo o aluno aprenderá como realizar os testes pré-transfusionais aplicando os conceitos apresentados até o momento nesse curso.

Módulo 10: Investigação de reação transfusional hemolítica imune Neste módulo o aluno aprenderá a realizar a investigação imuno-hematológica das suspeitas de reação transfusional imune, sejam elas: imediatas ou tardias.

Módulo 11: Testes pré-transfusionais em recém-nascido e investigação de doença hemolítica do recém-nascido Neste módulo o aluno aprenderá as especificidades dos testes pré-transfusionais, quando estes são realizados para recém-nascidos e como proceder a investigação de doença hemolítica do feto e do recém-nascido.

Módulo 12: Avaliação de reagentes/ Controle de qualidade interno e externo Neste módulo o aluno aprenderá os conceitos de controle de qualidade interno e externo e como fazer a avaliação dos reagentes antes de serem colocados em uso na rotina do laboratório de imuno-hematologia.

bottom of page