top of page

validação de processos hemoterápicos

celulas_edited.jpg

A validação dos processos hemoterápicos são conjuntos de ações utilizadas para provar que procedimentos operacionais, processos, atividades ou sistemas produzem o resultado esperado. Assim, a realização validações adequadas, torna os processos mais confiáveis e as transfusões mais seguras, além de atender um requisito legal.

Público-alvo

  • Analista em hemoterapia 

  • Médicos que trabalham em serviços de hemoterapia

Objetivo

Capacitar o aluno na validação dos principais processos hemoterápicos a fim de garantir a qualidade e a segurança dos processos e cumprir requisitos determinados pelas normas técnicas em vigor.

Detalhamento

O curso possui formato de ensino a distância (EAD), 100% online. As aulas são previamente gravadas e assincrônicas, ou seja, o aluno poderá assisti-las quando puder. Serão disponibilizados 10 módulos de aulas, detalhadas no programa abaixo, com duração total aproximada de 10 horas de vídeo aula e material complementar para download, composto pelas referências bibliográficas utilizadas para confecção das aulas e sugestões de leitura complementar.

A proposta pedagógica do curso inclui um simulado com 20 questões para avaliação ao final do aprendizado, com liberação para impressão do Certificado (30 horas de treinamento) após acerto de 60% das questões. As dúvidas ou comentários sobre as aulas e/ou questões podem ser postadas na comunidade específica do curso, disponibilizada no aplicativo Hotmart, ou encaminhadas para o e-mail: contato@erytro.com.br.

Investimento

PIX, Boleto, cartão de débito, cartão de crédito (em até 10 vezes sem juros, permite o uso de até 2 cartões). Boleto à vista ou parcelado em até 3 vezes. 

INSCRIÇÕES DE 20/09 A 20/10.

programação

Módulo 01: Gestão da qualidade Aula 1: Princípios gerais do sistema de gestão da qualidade Prof: Ana Paula Zanelli - Qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade. - Pontos centrais do sistema de gestão da qualidade. - Conceito de não conformidade. Aula 2: Qualificação, calibração e validação Prof: Ana Paula Zanelli - Princípios gerais. - Quando e como realizar. - Responsabilidades. - Protocolo e laudo de validação: como montar. - Cálculo amostral na validação: pontos a serem considerados. Aula 3: Monitorização do sistema da qualidade Prof: Ana Paula Zanelli - Auditorias internas como ferramenta de qualidade. - Indicadores da qualidade, como implantar e acompanhar.

Módulo 02: Controle de qualidade em imuno-hematologia Prof: Ana Paula Zanelli - Controle de qualidade interno e externo. - Qualificação de fornecedores. - Avaliação de materiais críticos. - Condutas frente aos resultados não conformes.

Módulo 03: Validação das técnicas utilizadas em imuno-hematologia Prof: Everaldo Schörner - Princípios gerais e pontos de cuidado. - Técnicas a serem validadas em imuno-hematologia. - Quando validar e revalidar. - Como validar, compilar e avaliar os resultados obtidos. - Definições de amostragem e critérios de aceitação. - Exemplo prático de protocolo e laudo de validação. - Como atuar diante de resultados não esperados.

Módulo 04: Transporte de hemocomponentes Aula 01: Conceitos sobre a validação do transporte de hemocomponentes Prof. Patrícia Carsten - Princípios gerais e pontos de cuidado. - Quando validar e revalidar. - Como validar, compilar e avaliar os resultados obtidos. Aula 02: Exemplos práticos de validação de transporte de hemocomponentes Prof: Ana Paula Zanelli - Identificação, montagem de caixa e especificações dos materiais (tipos de caixas). - Transporte em tubos pneumáticos. - Proporção hemocomponentes e gelo reciclável (hemácias, plaquetas e hemocomponentes congelados). - Temperatura de transporte de cada hemocomponente. - Validação de transporte (amostragem, análise dos resultados, desvio aceitável, protocolo, periodicidade). - Ação sobre situação não esperada (temperatura fora da faixa, transporte sem monitorização de temperatura).

Módulo 05: Transporte de amostras Aula 01: Conceitos sobre a validação do transporte de amostras Prof: Patrícia Carsten - Princípios gerais e pontos de cuidado. - Quando validar e revalidar. - Como validar, compilar e avaliar os resultados obtidos. Aula 02: Exemplos práticos de validação de transporte de amostra Prof: Ana Paula Zanelli -Identificação, montagem de caixa e especificações dos materiais. - Transporte em tubos pneumáticos. Proporção amostra e gelo reciclável. - Temperatura de transporte. - Validação de transporte (amostragem, análise dos resultados, desvio aceitável, protocolo, periodicidade). - Ação sobre situação não esperada (temperatura fora da faixa, transporte sem monitorização de temperatura).

Modulo 06: Validação da bomba de infusão e do equipo de transfusão Prof: Vanessa Tieko - Princípios gerais e pontos de cuidado. - Quando validar e revalidar. - Como validar, compilar e avaliar os resultados obtidos. - Definições de amostragem e critérios de aceitação. - Exemplo prático de protocolo e laudo de validação. - Como atuar diante de resultados não esperados.

Módulo 07: Validação da desleucocitação Aula 1: Validação da desleucocitação: princípios teóricos Prof: Patrícia Carsten - Princípios gerais e pontos de cuidado. - Métodos de desleucocitação. - Legislação, requisitos e boas práticas em desleucocitação. - Quando validar e revalidar. - Como validar, compilar e avaliar os resultados obtidos. - Definições de amostragem e critérios de aceitação. - Exemplo prático de protocolo e laudo de validação. - Como atuar diante de resultados não esperados. Aula 2: Hemocomponentes desleucocitados: aspectos clínicos Prof: Dra. Karen Prata - Desleucocitação pré-depósito e no momento do uso. - Desleucocitação universal. Indicações de hemocomponentes desleucocitados.

Módulo 08: Validação do sistema informatizado Prof: Ana Paula Zanelli - Princípios gerais e pontos de cuidado. - Quando validar e revalidar. - Como validar, compilar e avaliar os resultados obtidos. - Exemplo prático de protocolo e laudo de validação. - Como atuar diante de resultados não esperados.

Módulo 09: O que preciso saber sobre equipamentos hemoterápicos. Aula 01: Qualificação dos equipamentos hemoterápicos: conceitos Prof: Cícero Souza - A princípios gerais e pontos de cuidado. - Quando qualificar e/ou qualificar um equipamento. - Como atuar diante de resultados não conformes. - Registro das atividades. Aula 02: Qualificação dos equipamentos hemoterápicos: aplicações práticas Prof: Cícero Souza - Exemplos práticos. Aula extra: Validação da centrifuga sorológica Prof: Ana Paula Zanelli Aula ministrada ao vivo no Programa de Assinatura de imuno-hematologia da Erytro

Módulo 10: Aula 01: Monitoramento de temperatura dos equipamentos da cadeia do frio Prof: Ana Paula Zanelli - Especificações de câmeras de conservação em hemoterapia. - Teste de alarme e teste elétrico. - Monitorização manual. - Registro e contingências em situações não esperadas. Aula 02: Validação do sistema de monitoramento remoto da temperatura Prof: Vanessa Tieko - Princípios gerais e pontos de cuidado. - Quando validar e revalidar. - Como validar, compilar e avaliar os resultados obtidos. - Definições de amostragem e critérios de aceitação. - Exemplo prático de protocolo e laudo de validação. - Como atuar diante de resultados não esperados.

bottom of page